O Infantário, inaugurado no dia 13/12/1995, fica instalado na Quinta Betânia, Estrada dos Marmeleiros,242, freguesia do Monte. Aberto a todas as famílias, inscreve-se nos objetivos da Igreja Católica. 


1956
A quinta foi adquirida pela congregação das irmãs de S. Vicente de Paulo, em 1956 e aí foi construído o atual edifício, de linhas muito sóbrias. Inaugurado a 23 de Julho de 1958, foram os custos da aquisição dos terrenos e construção da casa suportados por D. Amélia Bianchi Giorgi, da “Família Zino”, Senhora que sempre se interessou pelas atividades das irmãs de S. Vicente de Paulo, pois o objetivo principal era ajudar e promover os mais carenciados. 

D. Amélia Bianchi Giorgi

No âmbito do Carisma Vicentino, da Congregação das Irmãs partilharam a sua casa com os outros! Assim, a “Quinta Betânia”, passou a ser a residência de férias e fins-de-semana, de crianças e jovens com problemas socio familiares, residentes no Lar de S. Vicente de Paulo, mais conhecido por orfanato do Hospício, orientado pelas Irmãs de S. Vicente de Paulo.


1974
Sofrendo a vicissitudes do 25 de Abril de 1974, foi selvaticamente ocupada e posteriormente subalugada. Desencadeado o respetivo e moroso processo, a casa foi desocupada. A Congregação recuperou minimamente, as instalações altamente degradadas, em ordem a poder acolher os residentes do “Orfanato”, enquanto o mesmo era totalmente remodelado e aumentado.

Atendendo à nova organização dos lares e internatos, do seu tempo de férias e lazeres, não se justificava a anterior modalidade. Todavia, o projeto das Irmãs permanecia: Criar uma Obra Social, além da residência das religiosas! A Quinta Betânia é uma “estrutura de Evangelização” nesta Igreja Local.


1995
Efetuado o respetivo levantamento, ouvidas as autoridades competentes, quer da Igreja, quer Governamentais, procedeu a Congregação à remodelação e adaptação das instalações e espaços circundantes, para ser criado o Jardim de Infância/pré-escolar

O Governo Regional através da SRE (Secretaria Regional de Educação) e pela voz do titular da referida pasta, Dr. Francisco Santos, logo se disponibilizou para colaborar nesta iniciativa, assegurando o apoio financeiro e pedagógico que viabilizaria o seu funcionamento e manutenção. As Autarquias locais, também se associaram. 



"O objetivo das Filhas da Caridade é colaborarem com as famílias, acolhendo as crianças e contribuindo para o desenvolvimento Integral dos seus alunos.
O Jardim de Infância com lotação máxima para cem crianças, beneficia de um horário compatível com o trabalho dos pais, possui uma cozinha com confeção própria das refeições e dispõe de uma Equipa Técnica qualificada, constituída por Educadoras de Infância, uma enfermeira, irmãs, pessoal de apoio e voluntariado social de Espiritualidade Vicentina.
Alem das instalações, hoje inauguradas, prevê-se a construção de um “Parque Infantil”, a criação de Ludoteca, etc., que permitirão o desenvolvimento de qualidade imprescindível.

Este Centro Educativo Vicentino, insere-se numa das valências da “Fundação Santa Luísa de Marillac”, IPSS, (Instituição Particular de Solidariedade Social), com personalidade religiosa e jurídica (G. JORAM, II Série, nº 114) sediada na (RAM) Região Autónoma da Madeira, cujos Corpos Gerentes são, em parte, figuras de destaque na Região.

Espera-se que a Congregação aqui lance outras atividades, no campo da Evangelização e Solidariedade Social, conforme o Carisma Fundacional."

- Irmãs de S. Vicente de Paulo, 13 de Dezembro de 1995


E foi assim que no dia 2 de Novembro de 1995, surge um novo Jardim de Infância na ilha da Madeira, mais própriamente na zona do Monte, sendo assim um “prolongamento” das Irmãs do Hospício, já de todos conhecida pela sua acção nas obras Sociais de apoio e interajuda às famílias, desde a creche e jardim de Infancia, assim como no apoio aos idosos, no lar do Hospício e de Gaula, Santa Cruz.


2006
Posteriormente, em 2006, como resposta às necessidades do meio, e aos muitos pedidos de ajuda por parte das famílias, criou-se uma nova valencia, desta vez duas salas de CRECHE, que ainda hoje continuam a dar resposta a todas as pessoas que a procuram e  nos confiam os seus “tesouros” mais pequeninos que aqui se desenvolvem, física, psicologica, e intelectualmente.


2015
O Infantário da Fundação tem sofrido várias alterações, obras de remodelação dos espaços. Assim, em Novembro de 2015, foi construido um salão Polivalente, que é utilizado para festas, sessões de ginástica, Dança artística, dança Zumba, Convívios, teatros, ensaios, etc.




2016
Em 2016, procedeu-se à cobertura de um espaço exterior, para facilitar aos pais e crianças, proteção em dias de chuva, ou de sol, facilitando algumas atividades no exterior, mais criativas e dinâmicas, de forma a favorecer o desenvolvimento das Crianças da Instituição. 



Ainda hoje, continuamos a nossa Missão Educativa, proporcionando a todas as crianças que frequentam esta Instituição, condições adequadas para um desenvolvimento integral e harmonioso.

Aqui, reside uma pequena comunidade de Irmãs, sendo uma delas a Diretora Pedagógica, que anima e orienta toda a vida da Creche e pré- escolar em parceria com as educadoras e outras colaboradoras que ai prestam serviço, com muito Amor e dedicação, de acordo com o carisma de Vicente de Paulo e de Luísa de Marillac. 

Na nossa Acção Educativa, temos especial atenção não só ao desenvolvimento fisico e intelectual, assim como no despertar da Fé, onde se contam algumas histórias da Biblia, se cantam canções e se desenvolvem pequenas atividades proporcionadoras de descoberta de Jesus e Maria. Pretende-se um desenvolvimento Integral onde o valores tem um lugar fundamental numa experiencia de Vida Democrática para a Cidadania.   
 

Valores que defendemos aqui descritos na entrada principal: 
 
PARTILHAR
O site Infantário da Fundação Santa Luísa de Marillac utiliza cookies. Ao navegar está a concordar com a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies. Aceito